sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

ORANDO COM ELAS - NA TENDA DE MARIA COM INCENSO E MIRRA

Data: 04 de dezembro, às 16h, na IBP

Nosso Chá Sororal na Tenda de Maria será nosso encontro natalino de final de ano. Teremos uma mesa de chá para compartilharmos saberes e sabores. 
Teremos uma caixinha natalina colaborativa neste encontro. Traga um valor solidário que seja possível para você. Caso, não possa colaborar com nenhum valor, sua presença já será uma importante contribuição.  No encontro compartilharemos a que projeto se destinará nosso caixinha solidária.  
🌺
#FlordeManacá #IgrejaBatistadoPinheiro #batistadopinheiro #IBP #mulheres


sábado, 7 de agosto de 2021

ORANDO COM ELAS - JUNTAS NA TENDA SAGRADA DA RUAH

A Ruah armou uma Tenda e convida: Venham todas para minha Tenda Sagrada! ⛺
JUNTAS NA TENDA SAGRADA DA RUAH, será o tema do ORANDO COM ELAS que vai acontecer na próxima terça-feira (10/08), às 19h, pelo Google Meet da Igreja Batista do Pinheiro.
O Grupo Flor de Manacá convida todas as mulheres IBP para juntas alargamos as nossas Tendas!
O link de acesso será disponibilizado pelos Grupos da IBP.
Participe conosco dessa sagrada experiência de encontro! 
🌺
#FlordeManacá #IgrejaBatistadoPinheiro #batistadopinheiro #IBP #mulheres


sábado, 10 de abril de 2021

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Convite

“A Sabedoria diz, armei minha Tenda”, e está convidando: Venham todas que buscam novos saberes e sabores. Venham comer a minha comida e beber o meu vinho que preparei! Venham, provem do meu fruto: Aquelas que me procuram, me encontram. Meu fruto é saboroso! Todas as minhas palavras são deliciosas! Quem eu sou? Sou Hokmá-Sophia-Ruah, sou espírito feminino de Deus, artesã, mestra da justiça, sopro, vento, ventania que movimenta a vida, cocriadora de todas as coisas. Nasci quando ainda não havia abismos, quando não existiam fontes de águas; antes de serem estabelecidos os montes e de existirem as colinas, eu nasci. Ainda não tinha sido feita a terra, nem os campos, nem o pó com o qual formou o mundo. Quando foram estabelecidos os céus eu estava lá. Quando foi traçado o horizonte sobre a superfície do abismo. Quando foram colocadas as nuvens em cima e estabeleceu as fontes dos abismos. Quando as fronteiras foram determinadas no mar para as águas não violassem a sua ordem. Quando foram marcados os limites dos alicerces da terra. Eu estava lá como arquiteta da criação. Sou aquela que transgride fronteiras, celebra a vida e alimenta todas que se assentam a minha mesa. Minha Tenda, casa cósmica, não tem paredes nem muros, e minha mesa está posta para todas e todos! Estou à entrada da Tenda, e erguendo a voz, clamo em alta voz: Ouçam-me agora, minhas filhas: Como são felizes aquelas que andam nos meus caminhos! Ouçam-me e serão sábias. Venham todas! Venham comer a minha comida e beber o vinho que preparei! Para aquelas que desejam alargar a Tenda, Ela diz: “Vinde a mim, todas e todos que me desejais, fartai-vos de meus frutos. Porque minha lembrança é mais doce que o mel, os que me comem terão ainda fome, os que me bebem terão ainda sede!” Adaptação a partir de Eclesiástico 24 e Provérbios 8 e 9.

📮Um convite do Grupo Flor de Manacá para armar a Tenda da Sabedoria Feminista com Ivone Gebara.
🌺
📲Participe dessa tenda acessando o canal do YouTube: batistadopinheiro
✅Curta, compartilhe o vídeo
📮Convide suas amigas e familiares para alargar nossas tendas!
🌺

segunda-feira, 8 de março de 2021

8M FLOR DE MANACÁ: POR UMA VIDA RESPIRÁVEL PARA TODAS AS MULHERES

“O ladrão vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e vida em abundância.” (João 10:10)

 O maior entrave para a vida respirável para todas as mulheres é o vírus da violência patriarcal e de gênero. O “joelho” do racismo sexista tem sido “ladrão” e “assassino” da vida plena, digna e respirável para todas as mulheres. A subordinação, silenciamento e inferiorização são algumas das violências historicamente praticadas e legitimadas pela religião patriarcal. Por meio de imagens, símbolos, mitos, modelos e estruturas e discursos patriarcais, a violência sexista e de gênero é sacralizada em discursos e práticas religiosas que sustentam os sistemas e relações de poder e violência, geradoras de morte, condenando as mulheres a uma vida pesada de respiração difícil e ofegante.

O discurso religioso cristão reflete uma das formas mais poderosas através do qual a violência contra às mulheres se alimenta e se mantém. A Bíblia, como texto religioso, tem sido usada como instrumento de legitimação, servindo de cúmplice do pecado da violência sexista e de gênero. Apesar do movimento de Jesus em nada se assemelhar a religião patriarcal que oprime e subjuga, a tradição cristã, tornou-se algoz cruel contra a vida e os corpos das mulheres. Por isso, a leitura feminista da Bíblia tem sido, para nós, mulheres do Grupo Flor de Manacá, caminho de luta e resistência contra o vírus do patriarcado violento que em nome de Deus tem sido “um ladrão que veio para matar, roubar e destruir”. Nós, porém, neste 8M, sopradas pela ventania da Ruah, ocupamos as redes, com nossos corpos, e com junto com a voz feminina de Deus que grita a favor das mulheres, em Isaías 42:14, gritamos: “Há muito tempo estive calado. Permaneci quieto e aguentei. Mas agora darei gritos como a mulher que em trabalho de parto, vou gemer e suspirar” por uma vida respirável para todas as mulheres!




segunda-feira, 1 de março de 2021

8M FLOR DE MANACÁ: POR UMA VIDA RESPIRÁVEL PARA TODAS AS MULHERES!

 “Envias a tua Ruah e renovas a face da terra!” 

Abrimos a semana 8M Flor de Manacá, em oração e comunhão com a vida das mulheres, vidas asfixiadas e ameaçadas, não apenas pela pandemia da COVID-19, mas pelo vírus sufocante da violência patriarcal, racista e capitalista que tem roubado o direito supremo da vida respirável para todas as mulheres. Ruah é a palavra hebraica para Espírito. No relato da criação, encontra-se em Gn.1:2 “e a Ruah de Deus pairava flutuava sobre as águas...” Também, em Gn. 2:7 “Então Deus fez o ser humano com o pó da terra e soprou-lhe nas narinas a Ruah de vida, e o ser humano tornou-se ser vivente.” Ruah como elemento bíblico fornece uma outra linguagem para falar de Deus, da vida em movimento e em relação. Tem importância o fato da palavra Ruah na língua semítica ser de gênero feminino. Oposta a tudo que é morto e estático, Ruah é termo que traduz movimento. Aquilo que põe a vida em movimento. Remete sempre a algo dinâmico: vento, tempestade, folego, sopro, hálito ou força criadora. Ruah é tudo que supera o que é inerte, morto. Por isso a própria Ruah não é palavra que se defina ou traduza facilmente. Pode-se apenas dizer em movimento o que ela faz, provoca. Na experiencia cristã, muita coisa se perdeu quando se traduziu a palavra Ruah para o termo grego “pneuma”, e principalmente mais tarde, quando se traduziu para o termo masculino latim "Spiritus”. É urgente que se recupere a força da palavra Ruah, seu caráter feminino de movimento que gera vida. Neste março 2021, quando a vida respirável para todas as mulheres e todo planeta, está ameaçada, em um grande sussurro e respiro, nós mulheres Flor de Manacá, oramos juntas á Ruah com o Salmo 104: “Envias a tua Ruah e renovas a face da terra”, Vem! Sopra o teu fôlego e promove vida respirável para todas as mulheres!


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Orando com Elas | Armando a Tenda das Mulheres IBP | Sábado 27/02/2021

 

TEMA: Mulher, alargue sua Tenda!
“Estenda bem as cortinas da sua tenda” Isaías 54.2
.
👥Culto Semipresencial e On-line💻
Grupo Flor de Manacá IBP
Mulher, Bíblia e Nordeste🌺
.

Igreja Batista do Pinheiro - Maceió, AL.
⛪Alargando a tenda 2021. IBP em movimento!🌲

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

🙏ORANDO COM ELAS 2021🌸

Armando a Tenda das Mulheres IBP
TEMA: Mulher, alargue sua Tenda!
“Estenda bem as cortinas da sua tenda” Isaías 54:2
Sábado, 27 de fevereiro, às 16h.
O encontro será semipresencial (obedecendo os protocolos de segurança), transmitido pelo canal do YouTube da Igreja Batista do Pinheiro
Agendamento presencial pelo WhatsApp (82) 9922-2449
Junte-se a nós!