segunda-feira, 9 de março de 2020

LEITURA FEMINISTA DA BÍBLIA: O CHAMADO DA SABEDORIA


LEITURA FEMINISTA DA BÍBLIA: O CHAMADO DA SABEDORIA

A Sabedoria está chamando. Ela construiu uma casa, ergueu suas sete colunas. Matou animais para uma refeição, preparou seu vinho e arrumou a sua mesa. Enviou amigas para fazerem convites desde o ponto mais alto da cidade, clamando: Venham todas que buscam novos saberes e sabores. Venham comer a minha comida e beber o meu vinho que preparei!
A Sabedoria convida a que provemos do seu fruto: "A vocês, mulheres, eu clamo; a todas levanto a minha voz. Amo a todas que me amam, e aquelas que me procuram, me encontram. Meu fruto é saboroso! Todas as minhas palavras são deliciosas!
A Sabedoria (Ruah, Sophia) foi a arquiteta da criação e cocriadora de todas as coisas.  Nasceu quando ainda não havia abismos, quando não existiam fontes de águas; antes de serem estabelecidos os montes e de existirem as colinas ela nasceu. Ainda não tinha sido feita a terra, nem os campos, nem o pó com o qual formou o mundo. Quando foram estabelecidos os céus ela estava lá. Quando traçou o horizonte sobre a superfície do abismo. Quando colocou as nuvens em cima e estabeleceu as fontes dos abismos. Quando determinou as fronteiras do mar para as águas não violassem a sua ordem. Quando marcou os limites dos alicerces da terra. Ela estava lá como arquiteta da criação.
A Sabedoria está na porta e nos convida para encontrá-la. Ela está chamando, erguendo a sua voz; nos lugares altos, junto ao caminho, nos cruzamentos, ela se coloca ao lado das portas, à entrada da cidade. Portas adentro, ela clama em alta voz: Ouçam-me agora, minhas filhas: Como são felizes aquelas que andam nos meus caminhos! Ouçam-me e serão sábias. Venham todas! Venham comer a minha comida e beber o vinho que preparei!
Para aquelas que desejam trilhar o caminho da Leitura Feminista da Bíblia, Ela diz: "A água roubada é doce, e o pão que se come escondido é saboroso!
Um convite para o Acampamento de Mulheres IBP 2020.


Uma adaptação a partir de Provérbios 8 e 9 por Odja Barros


Nenhum comentário:

Postar um comentário